20 de mai. de 2013

Medicina alternativa: Umbanda

Por: Colorado Teus

Auto controle

Satisfação,

como comecei no último post, farei uma série de posts acerca de métodos de cura alternativos à medicina ocidental, alguns nem serão eu quem irá escrevê-los, mas prometo ir atrás de vários métodos de cura para podermos conhecer e, caso necessário, usufruir deles para cuidarmos de todos os nossos corpos e vivermos em harmonia conosco mesmos. É sugerido a leitura dos seguintes textos anteriormente para uma melhor compreensão deste texto: Os Quatro ElementosIntrodução aos métodos de cura e Alteração do estado vibratório. Será explicado aqui o porquê dela trabalhar com 7 elementos e não 4 como é o usual nos sistemas energéticos usuais, falarei um pouco de como ela classifica os outros corpos que possuímos e o que são aqueles assentamentos que o povo chama de macumba quando vê na rua. Quem quiser saber sobre algum sistema de cura específico manda nos comentários qual que eu tentarei providenciar algo ou alguém que possa escrever sobre :)

"Eu li os Símbolos Sagrados de Umbanda..." 
Eu nasci há dez mil anos atrás - Raul Seixas


Bom, primeiramente, é necessário alguns esclarecimentos antes de começar a falar sobre este sistema. A Umbanda é uma religião nova, brasileira, monoteísta e muuuito mal compreendida pela maioria da população e por muitos mesmos de seus médiuns, havendo então muita confusão e bagunça entre seus praticantes encarnados. Existe o que é chamado de Umbanda Sagrada, que é uma vertente da Umbanda mais ligada à organização feita por Rubens Saraceni em sua enorme coleção de livros que psicografou e os discípulos e amigos dos participantes do Colégio de Umbanda Pai Benedito de Aruanda. É sobre esta que vou falar aqui e explicar como muitos de seus milagres semanais são realizados.

Como disse, é uma religião monoteísta, acredita na existência de uma Luz que está presente em Tudo que se encontra neste Universo, pois dela tudo se formou; esta Luz é chamada de Olorum, Deus ou Matriz Geradora. Dele é gerado constante e infinitamente a forma de energia mais pura que seus espíritos conseguiram identificar: o Fator. Como foi deduzido no texto dos quatro elementos, existe uma energia primordial que vai se dividindo e tomando características diferentes da primeira, porém, no somatório total volta a ser a primordial. Logo abaixo falarei sobre os tipos de fatores identificados e como são utilizados no dia-a-dia de um terreiro.

A principal classificação dos fatores para esta explicação ocorre quando as energias emanadas pro Olorum se chocam com o que é chamado de Sete Encruzilhadas, sendo cada encruzilhada um Trono. Cada Trono canaliza certos tipos de energias formadas nesta divisão para o primeiro Plano, que é chamado de Plano Fatoral, ou dos Fatores Puros. Então, são os 7 tronos:

- Trono da Fé, ou dos fatores ligados à Fé.
- Trono do Amor, ou dos fatores ligados à Agregação.
- Trono do Conhecimento, ou dos fatores ligados ao Conhecimento.
- Trono da Lei, ou dos fatores ligados à Lei.
- Trono da Justiça, ou dos fatores ligados à Justiça.
- Trono da Geração, ou dos fatores ligados à Geração.
- Trono da Evolução, ou dos fatores ligados à Evolução.

A partir daí os fatores começam a se combinar, formando o que é chamado de energias mais densas. Quanto mais se densificam vão passando para planos cujas energias são mais "densas". Fator combinado com fator gera essência, essência combinada com outras essências geram elementos, etc. São 7 os planos classificados pela Umbanda:

- Plano Fatoral.
- Plano Essencial.
- Plano Elemental.
- Plano Dual.
- Plano Encantado.
- Plano Natural.
- Plano Celestial.

No livro "Livro das Energias e da Criação" de Rubens Saraceni existe uma explicação extremamente detalhada sobre cada um desses planos e das energias de cada um, vou falar sobre o plano elemental pois a muitos agradou aquele post sobre os quatro elementos pela quantidade de acessos, leiam este como um complemento à ele.

Bom, de acordo com a Umbanda, os quatro elementos primários combinam-se entre si e formam os três novos elementos, secundários: Cristal, Mineral e Vegetal. Cada um dos 7 elementos é ligado a um trono e tem uma função maior, sendo assim:


1) Trono da Justiça se liga ao elemento Ígneo, que tem por função GRADUAR.

 É graduador por excelência porque, em relação à matéria, é ele quem dá o ponto de fusão, liquefação e vaporização de todas as substâncias.



2) Trono da Lei se liga ao Eólico, que tem por função MOVIMENTAR.

É movimentador por excelência porque sem o ar nada se moveria na face da terra e até a energia gerada por nós não se dispensaria no éter. (um adendo meu seria que no ar está presente o chamado Chi que energiza a todos seres vivos pela respiração)



3) Trono da Evolução se liga ao Telúrico, que tem por função ESTABILIZAR.

É estabilizador por excelência porque, em nível material, tudo e todos só adquirem estabilidade se estiver fincado na terra ou sobre ela.



4) Trono da Geração se liga ao Aquático, que tem por função GERAR.

 É gerador por excelência porque sem a água tudo resseca e torna-se estéril ou não germina.



5) Trono do Amor se liga ao Mineral, que tem por função CONCEBER.

É conceptivo por excelência porque sem os nutrientes minerais a vida não existiria, pois nada cresceria se não os absorvesse em abundância.



6) Trono do Conhecimento se liga ao Vegetal, que tem por função EXPANDIR.

É expansor por excelência porque em relação à matéria, sem a existência dos vegetais só haveria deserto, já que são eles que transformam os elementos químicos em vitaminas, proteínas, etc., expandindo os meios de a vida fluir.



7) Trono da Fé se liga ao Cristal, que tem por função MODELAR.

É modelador por excelência porque em relação à matéria as sete formas geométricas de crescimento das coisas lhe pertencem e podem ser estruturadas na cristalografia, sendo que cada uma delas está associada a um dos sete elementos aqui citados.


Dentro de cada um desses elementos existem muitos fatores ligados à função por eles realizadas (os M.L. - Magos de Luz- já classificaram mais de 2000 fatores diferentes), vou citar alguns, como fiz no primeiro post sobre os elementos:

Ígneo: fator consumidor, energizador, equilibrador, graduador, incandescente, abrasador, liquefativo, fortalecedor, condensador, alternador, emparelhador, etc.

Eólica: fator movimentador, direcionador, ordenador, espalhador, rarefazedor, indicador, retificador, destrancador, desbloqueador, potencializador, agilizador, encadeador, girador, abridor, dispersador, etc.

Telúrica: fator evoluidor, decantador, transmutador, estabilizador, reequilibrador, elevacionista, conscientizador, regenerador, curador, transportador, apassivador, racionalizador, reenergizador, etc.

Aquática: fator gerador, criador, reestabilizador, crescente, formulador, desencadeador, germinador, brotador, ondulador, fertilizador, gestador, devolvedor, ressucitador, revitalizador, vivificador, etc.

Mineral: fator agregador, atrator, repulsor, renovador, diluidor, entrelaçador, enconchador, conceptivo, fecundador, gestador, imantador, fechador, energizador, repositor, vivificador, etc.

Vegetal: fator expansor, concentrador, encaminhador, fixador, energizador, condensador, racionalizador, criativo, semeador, enlaçador, desencadeador, motivador, buscador, ramificador, avançador, etc.

Cristalino: fator modelador, magnetizador, desmagnetizador, triangulador, formulador, norteador, retificador, condutor, virador, entroncador, refazedor, endireitador, cristalizador, cruzador, delineador, elevador, congregador, congraçador, idealizador, etc.


Esta é a base de quase todos os "trabalhos" feitos pela Umbanda, primeiro se identifica o que é necessário fazer e depois que tipos de fatores se ligam ao procedimento. Identificados os fatores necessários utiliza-se uma fonte de fatores para resolução do problema. Os famosos Orixás são seres do Plano Encantado capazes de irradiar ou absorver certos tipos de fatores, sendo eles as fontes mais utilizadas nos trabalhos deste sistema. Mas também existem ligados a cada elemento ervas, cristais, velas, símbolos, objetos mágicos, etc. Vou citar dois exemplos de como fazer uso dos fatores:

1º) Estou com câncer, o que faço?
- O câncer é uma mutação em que as células começam a se multiplicar desenfreadamente.
- Preciso primeiro utilizar fatores que freiam e param esta multiplicação, por exemplo, o fator estabilizador que se encontra na energia telúrica.
- Depois de paralisado preciso retroceder o processo, acabar com as células que não deveriam estar ali, podendo usar, por exemplo, um fator consumidor, ligado à energia ígnea.
- É necessário também, depois, descobrir o que levou aquela mutação a acontecer, sendo possivelmente um desequilíbrio entre os Chakras ou uma ação da Justiça, para então procurar não tornar a ter novos problemas com isto resolvendo pelos princípios.

2º) Quero compor uma nova música, o que faço?

- Primeiro preciso ter uma ideia, que posso buscar utilizando fatores de geração ligados à água.
- Segundo preciso expandir esta ideia para o papel e para o instrumento, podendo recorrer a energias vegetais.
- Terceiro preciso modelar esta expansão para trazer o caráter de beleza e harmonia musical, podendo então recorrer aos fatores de algum elemento cristalino.


Estes são dois exemplos simples de usos práticos dos elementos praticado todos os dias por Umbandistas por todo o Brasil, , sendo visível o caráter de cura do 1º. As "macumbas" que se vê nas ruas algumas vezes, deixadas por praticantes que não entendem da ritualística, pois uma vez assentado não é necessário deixar no local até apodrecer, são assentamentos feitos para entidades utilizando destes elementos citados, vou dar um exemplo:

-Uma vela, um copo de cachaça, sal grosso: o fogo da vela contém energias ígneas, a própria vela é feita de parafina, portanto energias telúricas, a cachaça contém água, álcool que também pode estar ligado às energias ígneas, um pouco de energia vegetal que fica da cana-de-açúcar, o sal é cristalino, portanto contém energias cristalinas. Para quem não conhece os fatores parece um ritual totalmente sem fundamentos, mas olhando pelo lado dos fatores o buraco é beeeem fundo, sendo meu sistema mágico preferido atualmente.

Como falei anteriormente, existem os Orixás que podem ser invocados de inúmeras maneiras para fazer uso de seus fatores, mas não faça nada relacionado a Umbanda sem antes conhecer um terreiro e conversar com os espíritos umbandistas que são incorporados durante as giras, cerimônias mais tradicionais, que acontecem semanalmente, ou pelo menos com sacerdotes. Gostaria de conhecer algum terreiro? Cuidado! Só vá a algum se for por indicação de alguém você confie muito pois existem terreiros que se dizem de Umbanda mas de Umbanda não tem nada e fazem o contrário do que prega esta religião, sendo então muito perigoso! Nem preciso dizer sobre tentar fazer algo do tipo contra alguém...além de não funcionar você receberá alguns tipos de advertências nada legais.

É quase impossível falar sobre todos os tipos de trabalhos de Umbanda em um só post, sendo que o próprio Rubens Saraceni tem mais de 20 livros somente sobre Magia Divina, então vou falar mais somente sobre a classificação dos corpos de acordo com o sistema e em outros posts eu e a Hipátia falamos mais sobre.

Por: Caboclo Pena Verde, M. L., resumido por Colorado Teus:

Primeiramente é formado pela Matriz Geradora um mental que contém todas as informações acerca do ser a ser criado, chamado também de fator primordial. O primeiro corpo é o original ou elemental, uma membrana transparente que envolve este mental, dentro do qual tudo se processa independente do que acontece do lado de fora. O segundo corpo é o energético ou básico, uma formação gelatinosa dentro da membrana, nele tudo é energia pura condensada em certos lugares; aqui nascem os Chakras. Os dois corpos são conduzidos ao plano dual, desenvolvendo os instintos primordiais ligados às dualidades. Neste estágio o corpo emocional começa a se desenvolver, sendo ligado ao desenvolvimento do sistema nervoso, sendo já possível fazer trocas ou doações de energias, pelo mental, emocional ou sexual (estas últimas para seres com natureza macho-fêmea). Após o desenvolvimento do emocional vem o do corpo racional, com o qual já é possível perceber os acontecimentos e entendê-los dentro de seus limites, utilizando da razão ou divisão/organização. Então aparece o corpo espiritual ou plasmado, que é conduzido à esfera celestial; com este corpo já é possível estabelecer os primeiros sinais de comunicação; um corpo já plasmado com forma e tamanho bem definidos, pronto para encarnar ou viver em forma de espírito. O corpo físico ou encarnado é o que todos aqui conhecem bem. O último corpo formado que podemos "conhecer" é o corpo mental, que é um estado do ser em desdobramento próximo do processo de ascensão, sendo formado somente por energias muito sutis.


Para terminar, gostaria de indicar alguns exemplos de livros do Rubens para quem desejar conhecer mais sobre esta religião/sistema mágico:

Iniciantes:
- Arquétipos da Umbanda
- O Guardião da Meia-Noite
- Magia divina dos elementais
- As sete linhas da Umbanda

Médio:
- A evolução dos espíritos
- Saga do Cavaleiro da Estrela Guia
- Magia divina das velas
- Código de Umbanda

Avançado:
- O livro das energias e da criação
- O guardião... (a maioria dos livros dos guardiões exigem boas bases teóricas para serem compreendidos)
- Um tratado geral sobre a Umbanda

Então, resumindo, a Umbanda utiliza as energias chamadas de fatores para realizar suas curas e equilíbrios corporais, sendo elas irradiadas ou absorvidas pelos Tronos e seus regentes (Orixás). A cura é realizada assim como no Tai Chi, com a harmonização de todos os corpos e Chakras, sendo TOTALMENTE GRATUITA financeiramente (tirando uma vela ou incenso que terá que comprar para assentar). O site do colégio umbandista em que o Pai Rubens Saraceni trabalha é http://www.colegiodeumbanda.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=203&Itemid=133


Vale também dizer que este blog, QQ, é protegido e guiado por entidades que também trabalham para a Umbanda :) O texto parece ter ficado um pouco massante, prometo trazer textos mais legais sobre a Umbanda mais pra frente.

Vai dar certo!

Um comentário:

  1. Muito obrigada!! Estou começando meus estudos e suas observações deram uma organizada nas informações que eu estava tentando processar.

    ResponderExcluir