4 de set. de 2016

Qual a ligação entre Tarot e Kabbalah?

Por: Colorado Teus
É a mesma ligação entre um filho e sua mãe. O Tarot é um conjunto de imagens criadas para representar o entendimento de cada parte da Árvore da Vida.




Como expliquei no texto "Por que estudar a Kabbalah?", a Árvore da Vida é uma estrutura que diagrama os conhecimentos da Tradição. Esses diagramas surgiram da fusão do conhecimento de europeus (alquimistas - que também estudavam obras gregas e arábicas) e judeus (cabalistas) na idade média. Era de praxe os alquimistas "resumirem" seus aprendizados em imagens, colocando símbolos que representavam os diversos aspectos do conhecimento que obtinham.
Dessa forma, aqueles que estudavam tanto Cabala quanto Alquimia começaram a pintar conjuntos de imagens com o objetivo de organizar o conhecimento. Mais importante, só entendia o que significavam aquelas imagens aquele que era iniciado no simbolismo das cartas(o que era ótimo para evitar as perseguições da Inquisição).
Mais tarde uma parte dessas imagens virou o baralho comum de jogo, então, quando os alquimistas eram pegos utilizando o Tarot, diziam que estavam apenas 'jogando cartas entre amigos'.
Não se sabe muito bem quando, mas o baralho de Tarot, por ser um conjunto simbólico bem organizado, passou a ser utilizado como oráculo e divinação.
É interessante notar que a palavra Taro é um anagrama de Tora, o nome de um dos livros sagrados dos judeus. Podemos ver essa relação na carta "A Sacerdotisa" do baralho de Rider-Waite.
A grande questão é que estudar Kabbalah é estudar Tarot e vice-versa.

Vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário