4 de set. de 2016

Por que estudar Kabbalah?

Por: Colorado Teus
A palavra Kabbalah (Cabala, Cabalah, Qabala, Qhabala etc.) vem do hebraico e significa "Receber", ao mesmo tempo que "Tradição".
"Receber" vem justamente da ideia de nos reconectarmos com nosso divino criador, para que possamos receber sua luz, para que com ela tenhamos energia e força que podem ser utilizadas para exercermos nossa função na harmonia do universo.




Já "Tradição" nos fala o 'como' receber essa luz. Essa Tradição se refere aos primórdios da civilização humana, em que certos grupos humanos começaram a ter contato com algo que ia além do plano físico, com o metafísico, com o espiritual.
Tais grupos começaram a construir uma estrutura de conhecimentos, cujo objetivo principal seria entender e organizar todas as informações e técnicas a respeito do contato entre o ser humano e o mundo espiritual.
Não digo que isso tenha acontecido apenas na África (Egito), mas de lá esses conhecimentos migraram para diversas outras regiões do mundo, como para o sul do continente africano, para o povo judeu, para a Grécia, para a Europa, para o Oriente e muitos outros lugares.
No Egito tem-se os traços da Kabbalah em seus templos e mitos. Na Grécia, conhece-se como Cabala Pitagórica, em que se estuda essas estruturas através de geometria e aritmética. Dentre o povo judeu, desenvolve-se uma vertente mais mística desses conhecimentos. Na África, ficou conhecida como 'cultos de nação'. No Oriente, apesar de haver outras linhas, grande parte do conhecimento kabalístico ficou dentro do sufismo. Na Europa, temos a kabbalah nas religiões xamânicas, na Alquimia e na Bruxaria.
Graças à Igreja Católica, a partir do século XIV muitas pessoas desses diferentes cultos acabaram se juntando na Europa para tentar preservar esses conhecimentos, o que culminou em novas estruturas e diagramas. Uma dessas estruturas ficou conhecida como 'Árvore da Vida', que, em resumo, é um mapa de como todo o conhecimento espiritual se organiza/inter-relaciona.
Uma vez que a Kabbalah é a fundação de grande parte do conhecimento espiritual que está às mãos do homem, estudar Kabbalah é estudar todas as religiões e cultos ao mesmo tempo. É estudar a raiz, de onde tudo veio. É estudar o homem em si. É conhecer a ti mesmo.

Vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário