25 de mai. de 2014

Os Signos e os Quatro Elementos

Por: Colorado Teus

Quando vamos explicar qualquer coisa para outras pessoas, precisamos de ferramentas que funcionem como uma ponte para que as ideias de um cheguem à cabeça dos outros. São exemplos dessas ferramentas: palavras, desenhos, sons, etc. Apesar de eu não gostar muito desta definição (uma palavra sendo definida por outra que foi gerada à partir dela mesma) vou utilizá-la aqui: "Em uma língua, signo é todo elemento portador de significado. Assim, toda peça que usamos para nos expressar é um signo: sons, palavras, gestos, símbolos, figuras, cores, notas musicais, desenhos e etc."


No meio magístico, existem signos bem específicos para aquilo que os magos precisam para estabelecer a comunicação entre os diferentes mundos, são como “termos técnicos”. Nesta apostila irei falar bastante sobre os termos ‘símbolo’, ‘fórmula mágica’, ‘ritual’ e ‘sistema mágico’, e para isto, precisarei utilizar outros signos, que definirei de maneira bem básica neste capítulo do texto, são eles os “Quatro Elementos”.

Para chegar aos Quatro Elementos, partimos da ideia da primeira divisão que foi citada no capítulo 1, Yin Yang, Terra e Fogo, Passivo e Ativo, Ausência e Presença, Contraído e Descontraído etc., que pode ser aplicada a tudo neste universo.





Se esta divisão pode ser aplicada a tudo, então podemos aplicar a ela mesma, noção que os orientais já tinham há muitos anos, o que pode concluir ao notar que que existe um Yin dentro do Yang (a pequena bolinha preta, que é chamada de Pequeno Yin) e um Yang dentro do Yin (a bolinha branca, que é chamada de Pequeno Yang) na figura 5.

Sendo assim ,fica muito abstrata a definição (tentem entender o que é “contração da contração”, “contração da expansão”, etc.) então, vamos utilizar a analogia com as propriedades naturais de cada elemento para uma explicação mais esclarecedora.

Os Alquimistas, utilizavam os 4 elementos básicos da terra para a comparação, partindo da primeira divisão que era Fogo e Terra, sendo assim: Grande Yang é o Fogo, Pequeno Yin é a Água (a parte densa do fogo), Pequeno Yang é o Ar (a parte sutil da terra) e Grande Yin é a Terra. Assim temos as propriedades básicas:


Quente: Energia, vivacidade, voluntariosidade, natureza imediata e impulsiva, decisão, valor, iniciativa, espírito empreendedor.
Frio: Imobilização, contração, retraimento, retenção, reserva e paralisia das substância, dos corpos e da psique.
Úmido: Extensão ou alargamento, plasticidade, receptividade, relaxamento, apaziguamento e fluidez.
Seco: Resistência e tensão, enrijecimento, endurecimento e constrangimento.

Sendo assim, temos:

Fogo: Quente e seco
Água: Frio e úmido
Ar: Quente e úmido
Terra: Frio e seco




Fogo: O fogo é quente e seco, representa o estado cinético da matéria, é o querer fazer alguma coisa, o Tesão, aquilo que queremos fazer mesmo que não ganhemos nada em troca. Uma ideia interessante é que o fogo queima até acabar o combustível, então ou ele se expande para outro lugar ou ele se extingue, o que dá a ideia de sua necessidade de movimento. É representado pela vareta, a mesma que citamos no capítulo 1, de quando o homem foi dominar o fogo pelas primeiras vezes. É possível encontrar na filosofia representado por um Leão.

Água: A água é fria e úmida, representa a versatilidade pois consegue tomar qualquer forma de espaço não preenchido, como as emoções que variam e se adaptam para cada pessoa. Versatilidade humana geralmente remete a sabedoria, que é a capacidade de utilizar seu conhecimento nos mais diferentes tipos de situação. O instrumento usado para o domínio da água é o cálice, que é um recipiente pelo qual manuseamos os líquidos. Pode ser encontrado na filosofia representado pelo próprio ser Humano, aquele que conseguiu se adaptar aos diferentes climas e situações do planeta que vive.

Ar: O ar é quente e úmido, representa a liberdade, é a ousadia para fazer alguma coisa. O ar, até mesmo dentro de um recipiente fechado continua se movimentando bastante, é praticamente impossível pará-lo. O símbolo que representa o domínio do Ar é a espada (símbolo de domínio do conflito), pois quando duas coisas livres e ousadas se aproximam, existem grandes chances de ocorrer um conflito (atrito). Pode ser encontrado na filosofia representado por uma águia, aquela que domina os céus e enxerga longe.

Terra: A Terra é o elemento mais denso, mais duro, mais difícil de se destruir. Densidade é proporcional à massa, que é uma medida de inércia, representando então a inércia quanto a alguma coisa (a resistência para começar ou parar um movimento). O instrumento que representa o domínio da terra é a moeda, que é resultado de um grande trabalho em um material denso como o metal, que para ser feito exige muita paciência. Pode ser encontrado na filosofia representado pelo Touro, que lembra a imagem de um trabalhador incansável que não contesta o que é pedido e faz o que tem que ser feito.



Grande parte desta apostila depende destas definições, se fôssemos comparar o conteúdo desta apostila a um DNA de seres humanos, os Quatro Elementos seriam o ACTG de sua construção.

Vai dar certo!

2 comentários:

  1. Ótimo!

    Tenho uma pergunta, mas não sei se ela encaixaria no assunto da postagem: Caso venhamos a considerar a quintessência (O Éter), seria possível estabelecer uma correlação com a alquimia chinesa e os 5 Elementos/Movimentos? ... Ou seria forçar a barra, já que são origens e sistemas diferentes com distintos modos de compreensão?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não são sistemas diferentes, são métodos de classificação com maior ou menor precisão. O método com '5 elementos' tem mais precisão pois divide em mais uma casa, mas por ter mais precisão é mais difícil de se utilizar (tem suas vantagens e desvantagens).
      No sistema alquímico (hermetista) dos elementos, as energias mais puras ficam classificadas como fogo, já no da chinesa, os mais puros ficam como éter (ou metal em algumas linhas).
      Tive um vislumbre sobre isso quando estudava mecânica dos solos e ia classificar os diferentes tipos de grãos de terra. A classificação era assim, de acordo com o diâmetro do grão:

      a argila (< 4 µm) -
      o silte (> 4 µm < 64 µm) -
      a areia (>64 µm <2mm) -
      o grânulo (>2mm - <4mm) -
      o seixo (>4mm - <64mm) -
      o bloco ou calhau (>64mm - <256mm) -
      e o matacão (>256mm).

      note que no limite debaixo, tudo abaixo de 4 micrômetros é argila, ou seja, até se tiver o tamanho de um vírus é argila, e no limite de cima tudo é matacão acima de 256 mm, ou seja, se tiver 2 metros de diâmetro é matacão de acordo com essa classificação. Note que um dia pode chegar alguém e falar "acima de 300 mm chama-se pedregulho", e então matacão fica limitado de 256mm a 300mm e pedregulho que é classificado até o infinito superior. A única coisa que mudou é a precisão da classificação :)

      Excluir