16 de mar. de 2014

Hermetismo, Uma breve introdução

Por: Frater Resch

            Saudações nas luzes maiores da humanidade meus caros leitores!
            Em todas as Eras da humanidade sempre apareceram mentes brilhantes, canais por onde a luz
passava com facilidade, atingindo a todos os seres em maior ou menor grau: Eram os mensageiros, emissários da grande causa, que em alguns momentos, quando os homens estavam em um momento de crise/inércia mental, apareciam para clarear a mente e mostrar o caminho que conduz ao Deus Eterno.
            Dentre esses muitos homens que foram como deuses na terra está Hermes Trimegistos, o três vezes grande, que deixou um legado tão grande para a humanidade, que ficou conhecido como o deus Hermes (mensageiro dos deuses) na mitologia grega e Thot (deus da escrita, magia e sabedoria) na mitologia egípcia.
            É dito em diversas correntes esotéricas que a sabedoria das escolas de mistério egípcias carrega os ensinamentos de Atlântida. Esta ilha, cuja localização é baseada em hipóteses tal como sua história, seria o berço de reinos de tecnologias avançadíssimas e ensinamentos de grande importância. A ganância, orgulho, e as práticas místicas realizadas com o intuito de prejudicar outros grupos e pessoas causou a queda desta ilha, seu desaparecimento. Seus ensinamentos se espalharam através de seus sobreviventes. Na América Latina, são encontradas gigantescas pinturas antigasno solo, feitas por civilizações arcaicas indígenas. Ao contrário do que podem pensar os teóricos do “eram os deuses astronautas”, não se trata de pinturas representando discos voadores e seres de outros planetas, mas tecnologias que remontam a época da Atlântida, vistas por seus descendentes e reproduzida por eles e pelos que ouviram a história.
            Precisamos compreender este processo para ver como o Egito se tornou berço de prosperidade no que tange ao conhecimentomístico em suas diversas manifestações, já que, grande parte do conhecimento Atlante, foi parar nas terras egípcias. A própria Alquimia, é às vezes conhecida como a “Arte Negra”, não por se tratar de uma “magia das trevas” ou algo do gênero, mas porque o Egito era por vezes conhecido como um lugar de areia negra, o que deu o nome de Arte Negra à Alquimia, que teve seu desenvolvimento no Egito Antigo.
            Muitos documentos herméticos se perderam naquelas terras e é dito inclusive, que uma coleção de documentos enorme foi deixada enterrada sobre as areias negras da terra das pirâmides. Lendas sobre documentos perdidos e hermetismo são mais que comuns.
            Outra informação importante faz referência ao Livro de Thot. É dito que, quando um indivíduo começa a estudar ocultismo, partes de seu cérebro se desenvolvem graças à sabedoria mística, expandindo a consciência da pessoa e dando poderes diversos a ela. O Livro de Thot teria a informação de como realizar este processo de maneira integral, e também teria nele os escritos referentes à preparação do elixir da imortalidade. Sabemos também, que atualmente existem 7 escolas de mistério principais que auxiliam no desenvolvimento espiritual, cada uma com um “caminho” a seguir. O Livro de Thot está exposto o “caminho único”, pelo qual todas as pessoas podem conquistar o contato com o divino.
            Este livro se encontra atualmente perdido do conhecimento dos homens em geral, e se encontra nas mãos de algum iniciado, continuando a iluminar a humanidade com seus raios de luz que se expandem pelas diversas Sociedades Secretas, grupos e pessoas que de alguma forma, tiveram o contato com a Sabedoria Hermética.
            Um capítulo (Poimandres, A Visão ou como é às vezes erroneamente conhecido: A Gênesis de Enoque) de um livro hermético escrito pelo próprio Hermes fala sobre sua iluminação. Este capítulo conta que Hermes estava em meditação, e teve então a visão de um grande dragão branco, que se apresentou como o próprio Deus encarnado para mostrar o processo da criação do mundo. Este ser, Deus (que mais tarde se revelou sob o nome de Poimandres), perguntou a Hermes porque ele queria conhecer o segredo do mundo. Hermes então rogou que Poimandres revelasse a ele a verdade do mundo, e então, O Trimegistro foi retirado deste mundo como conhecemos e foi mostrado a ele o processo de criação do Universo e a verdadeira sabedoria.
            Um livro bem recomendado para se entender a filosofia hermética é O Caibalion, cujo nome faz referência aos “ensinamentos trazidos por um ente superior” ou à palavra judaica “Cabalá”.
            O Caibalion foi escrito pelos autores intitulados como “Os Três Iniciados” (os autores não quiseram identificar seus nomes), baseado na filosofia hermética do Antigo Egito e da Grécia. Ele irá tratar dos chamados Sete Princípios Herméticos, sendo eles (breve resumo):
I-O PRINCÍPIO DO MENTALISMO (“O TODO é MENTE; o Universo é Mental”)
II-O PRINCÍPIO DA CORRESPONDÊNCIA ("O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”)
III-O PRINCÍPIO DE VIBRAÇÃO ("Nada está parado; tudo se move;tudo vibra")
IV-O PRINCÍPIO DE POLARIDADE ("Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto;o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados")
V- O PRINCÍPIO DE RITMO ("Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação")
VI-O PRINCÍPIO DE CAUSA E EFEITO ("Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei")
VII-O PRINCÍPIO DE GÊNERO ("O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos")
            É ensinado no meio da Teosofia sobre a Lei Setenária. Ao que parece, o Universo segue vários padrões e um deles que aparece frequentemente corresponde ao número sete: 7 sentidos, 7 centros energéticos principais, 7 cores, 7 princípios no homem, etc... Assim, não por menos, oCaibalion segue esta corrente de pensamento.
            Outro tema abordado no Caibalion é a Transmutação Mental. Está escrito: “A Mente (tão bem como os metais e os elementos) pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de pólo em pólo, de vibração em vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma Arte Mental."
            Acho interessante citar o que o autor James Campbell Brown (Professor de Química na Universidade de Liverpool) em seu “História da Química” fala sobre a Alquimia, já que a Transmutação Mental é uma Alquimia Mental:
            “Este, portanto, era o objetivo geral dos alquimistas - realizar em laboratório, na medida do possível, os processos que a natureza realizava no interior da Terra.[...]
            1. A preparação do composto chamado elixir, medicina mestra, ou pedra filosofal, que possuía a propriedade de transmutar os metais menos nobres em ouro e prata, e de realizar muitas outras operações maravilhosas. [...]
            3. A preparação do Alcahest ou solvente universal, que dissolve cada substância que for imersa na mesma. [...]
            7. A preparação de aurum potável, ouro líquido, um remédio soberano, porque o ouro próprio sendo perfeito poderia produzir perfeição no corpo humano.”
            Embora seja aceito que este processo era realizado de fato como está escrito, ele também fala sobre uma preparação de ouro de forma metafórica. Os metais brutos são os aspectos “inferiores” no homem, sentimentos negativos que atrapalham o iniciado. Transmutar estes sentimentos (metais mais densos) em algo positivo (ouro, metal nobre) era a Alquimia Mental. Deste ponto de vista, somos todos alquimistas.
            Aos que estudam os processos neurofisiológicos, fica claro como as substâncias orgânicas que atuam no cérebro servem para levar a estados alterados de consciência e como proporcionam momentos de êxtase que podem ser utilizados de maneira positiva pelos que entendem das ciências ocultas e do hermetismo.
            O Hermetismo é uma árvore e dela saíram diversos galhos: doutrinas, sociedades secretas e grupos que buscam o aprimoramento espiritual. Ele é o fundamento, e seu preceptor, Hermes Trimegistos, real ou não, é um exemplo a ser seguido pelos que iniciam nas ciências ocultas e suas luzes continuam a iluminar os homens até os dias de hoje.
                Como era dito em uma antiga iniciação egípcia: "Esta luz que vedes é a secreta luminância dos Mistérios. De onde vem, ninguém sabe, salve o ‘Mestre da Luz’. Contemplai-o!"

                Agradeço a atenção irmãos e irmãs, 

               minhas mais elevadas vontades pela felicidade de todos vós,

Frater Resch

Um comentário: