11 de ago. de 2013

Entrevista: S5N Magaiver

Por: Colorado Teus

Satisfação,

hoje entrevisto S5N Magaiver, criador e organizador do blog Radar Livre, um blog que fala muito sobre política com enfoque no quadro atual da política brasileira e as manifestações ocorridas principalmente em Junho. Seu nome é Yuri Gomes, é estudante de Eng de Produção, Técnico de Telecomunicações / Desenvolvimento em TI, Estatística e Design Thinking.




Perguntas Rápidas:

1. Se você fosse um animal, qual seria?

Um elefante. Sempre gostei da grandiosidade e ao mesmo tempo sabedoria deste animal. O elefante é um dos únicos animais que é respeitado pelo leão (o Rei da floresta...).
Posteriormente, conheci Ganesha.Ganesha é o símbolo das soluções lógicas e deve ser interpretado como tal. Seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante; ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma Ganesha representa uma solução lógica para os problemas, ou "Destruidor de Obstáculos". Cada elemento do corpo de Ganesha tem seu próprio valor e seu próprio significado:
A cabeça de elefante indica fidelidade, inteligência e poder discriminatório;
O fato dele ter apenas uma única presa (a outra estando quebrada) indica a habilidade de Ganesha de superar todas as formas de dualismo; é descrito também que ele retirou sua outra presa para escrever os Vedas, quando estes foram compilados por Vyasadeva, tido como encarnação literária de Deus, responsável pela escrita da literatura sagrada na atual era em que vivemos, retirando o conhecimento da oralidade.
As orelhas abertas denotam sabedoria, habilidade de escutar pessoas que procuram ajuda e para refletir verdades espirituais. Elas simbolizam a importância de escutar para poder assimilar ideias. Orelhas são usadas para ganhar conhecimento. As grandes orelhas indicam que quando Deus é conhecido, todo conhecimento também é;
A tromba curvada indica as potencialidades intelectuais que se manifestam na faculdade de discriminação entre o real e o irreal;
Na testa, o Trishula (arma de Shiva, similar a um Tridente) é desenhado, simbolizando o tempo (passado, presente e futuro) e a superioridade de Ganesha sobre ele; também representam os chamados "três modos da natureza material", bondade, paixão e ignorância, que são superados por Ganesha e seu pai, Shiva.
A barriga de Ganesha contém infinitos universos. Ela simboliza a benevolência da natureza e equanimidade, a habilidade de Ganesha de sugar os sofrimentos do Universo e proteger o mundo;
A posição de suas pernas (uma descansando no chão e a outra em pé) indica a importância da vivência e participação no mundo material assim como no mundo espiritual, a habilidade de viver no mundo sem ser do mundo.
Os quatro braços de Ganesha representam os quatro atributos do corpo sutil, que são: mente (Manas), intelecto (Buddhi), ego (Ahamkara), e consciência condicionada (Chitta). O Senhor Ganesha representa a pura consciência - o Atman - que permite que estes quatro atributos funcionem em nós;
A mão segurando uma machadinha, é um símbolo da restrição de todos os desejos, que trazem dor e sofrimento. Com esta machadinha Ganesha pode repelir e destruir os obstáculos. A machadinha é também para levar o homem para o caminho da verdade e da retidão;
A segunda mão segura um chicote, símbolo da força que leva o devoto para a eterna beatitude de Deus. O chicote nos fala que os apegos mundanos e desejos devem ser deixados de lado;
A terceira mão, que está em direção ao devoto, está em uma pose de bênçãos, refúgio e proteção (abhaya);
A quarta mão segura uma flor de lótus (padma), e ela simboliza o mais alto objetivo da evolução humana, a realização do seu verdadeiro eu.

Ganesha é também definido como Omkara ou Aumkara, que significa "tendo a forma de Oum (ou Aum). De fato, a forma do seu corpo é uma cópia do traçado da letra Devanagari que indica este grande Bija Mantra. Por causa disso, Ganesha é considerado a encarnação corporal do Cosmos inteiro, Ele que está na base de todo o mundo fenomenal (Vishvadhara, Jagadoddhara). Além disso, na língua tâmil, a sílaba sagrada é indicada precisamente por uma letra que relembra o formato da cabeça de Ganesha.





2. Se você fosse uma cor, qual seria?

Branco ou Verde. Acho incrível a capacidade espectral que a cor branca tem de ser todas as outras ao mesmo tempo. Verde, pelo mesmo motivo deste rapaz da foto, se é que vocês me entendem, hehe.

3. Se você fosse uma música, qual seria?





4. Se você fosse uma obra de arte (pintura ou escultura), qual seria?

Scuola di Atene. Sem mais.



Perguntas envolta da Verdadeira Vontade:

1. O que você ama?

A vida (no seu sentido amplo e oposto à morte) e a liberdade.

2. O que você acha que faz bem (habilidades)?

Eu consigo me relacionar bem com o Caos e com a incerteza, bem como com o belo. Fazer pontes entre opostos e conciliações é algo que admiro e me esforço para fazer cada vez melhor.

3. O que já te pagaram ou você acha que pagariam para fazer?

Já me pagaram justamente para, profissionalmente, executar as habilidades que citei acima. Acredito que me pagariam para conhecer novas culturas e trazer o conhecimento desta para outras culturas (um exemplo raso disto é de ser um interprete).

4. O que você acha que o mundo precisa?

O mundo precisa de identidade, essência, consciência do eu, respeito e amor (por si, pelo outro, pelo os que já vieram, pelos que virão e pelo que desconhecemos ou negamos).

5. Qual o momento que sentiu o maior êxtase em sua vida que pode falar?


Sinto que, desde a primeira vez em que o ar entrou em meus pulmões, estava me preparando para este momento. Um dia acordei e senti uma enorme necessidade de “partir”. Ao mesmo tempo que conheci uma parte do que há lá fora, conheci o que há aqui dentro. Depurei. Aumentei certezas e eliminei dúvidas. Me tenho certezas.

Perguntas especiais com ajuda do Tarot:

1ª Carta tirada: O Louco



O louco faz alusão ao primeiro sopro de uma criação, a primeira energia que dá vida a algo que existia antes somente inanimado. Conte-me sobre o que foi este sopro para o Radar Livre

Para mim o Radar Livre é uma materialização de transição que começou na resposta da pergunta 5. A transição da competição para a cooperação. Mais praticamente, senti subitamente (da mesma forma que na resposta da pergunta 5), que eu precisava fazer algo, me inserir, dar a minha contribuição. Ao mesmo tempo, sabia que ir para a rua não era o melhor que eu podia fazer frente à coletividade. Daí surgiu a proposta: uma plataforma colaborativa que recolhesse infos das ruas e as organizasse para os que estavam nas ruas. Em menos de 12h estava tudo funcionando e consequentemente geramos um registro histórico que considero muito completo e rico.

2ª Carta tirada: A Força



A força traz ideia daquilo que sustenta seu blog, o que muitos chamam de egrégora. A egrégora é fortalecida desde cada participante a cada símbolo escolhido, por símbolo entenda cor, palavras, figuras, etc. Conte-nos um pouco sobre como funciona para você a força do Radar Livre

O Radar Livre é verde, e isso não é por acaso. O que me move a continuar são as pessoas que visitam o Radar. A esperança de que o conhecimento liberta e que as pessoas são capazes sim de tomar as rédeas de suas vidas. O Radar passou por uma reforma para o que entendemos como segundo momento histórico que é de reflexão sobre os fatos e dos desdobramentos das ações. Além disso, a força vem da proposta de pluralidade. Entre os colaboradores do Radar, não há praticamente nenhum alinhamento político, mas todos veem na pluralidade e diversidade de ideias algo positivo e por isso topam fazer parte do projeto. Nossa tentativa de ser “panparcial” (ao invés de imparcial, hehe) é, também, fonte de energia para o projeto.

Espaço para falar sobre suas obras e divulgar o que quiser:

Meu projeto atual. Lá tem todos os detalhes: http://radarlivre.wordpress.com/. Tem a página do facebook também: https://www.facebook.com/radarlivre. Todos são bem-vindos para trocarem ideias e estão convidadíssimos a serem colaboradores. Não precisa se comprometer com 6h diárias. A lógica é: se todos colaborarem um pouquinho, ninguém precisa colaborar um montão.


Que não faltem sonhos nem felicidades! =)

Mapa Astral:



Vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário