3 de ago. de 2013

Afinal, para que servem as terapias holísticas?

Satisfação,

Recebi ontem o texto de Liz Oliveira, sobre terapia holística para complementar aquela série de textos sobre medicinas alternativas que eu estou fazendo. Segue o texto:

Terapias Holísticas, mas afinal o que são e para que servem?

As terapias holísticas, alternativas, naturais ou complementares, abrangem técnicas de reequilíbrio do organismo onde a medicina ortodoxa não abrange o que NÃO significa que se deva abandonar ou substituir o tratamento alopata pelos holísticos, eles se complementam.

Segundo o pensamento holístico (que abrange o todo), a origem das doenças está nos campos energéticos ou corpos sutis dos seres humanos, podem advir de turbulências emocionais, hiperatividade mental ou pensamentos obsessivos negativos e há especialistas que digam que muitos males se originam na alma que carregou traumas e outros assuntos pendentes de outras vidas. A psicologia já prova hoje que a origem da depressão (que pode desencadear uma série de outros problemas a longo prazo) está em sentimentos de inadequação, tristeza e infelicidade com relação à vida, ao trabalho ou a si mesmo. A terapêutica holística tem como objetivo trazer de volta o equilíbrio energético antes que esse somatize em forma de doenças no corpo físico, a melhor maneira de aproveitá-las seria como métodos de prevenção, não como último recurso como a maioria das pessoas ainda pensa. Maus hábitos, comportamentos explosivos retraídos, baixa autoestima e qualquer forma de agressão a nós mesmos que seja persistentes, acarretam em futuramente em desarmonias no corpo físico.

Isso pode ser observado com muita facilidade principalmente em famílias. Por exemplo, se o avô, o pai e o filho são hipertensos, normalmente o fato será atribuído a hereditariedade, mas observe o comportamento de todos eles, sempre explosivos, acumuladores de raiva, pessoas que guardam rancor e deixam de falar o que pensam mas quando explodem parecem um vulcão!

Costumo dizer a meus alunos e clientes que uma vez manifestada no corpo físico, a medicina tradicional precisa atuar, não tem jeito! Neste caso de males já agregados ao corpo físico, a terapia holística atua afim de fornecer mais qualidade de vida, traz conforto no caso de reações adversas de medicamentos e, é claro, ajuda o corpo energético a se recuperar e, consequentemente, dá suporte ao tratamento do corpo físico que muitas vezes não conseguirá se recuperar completamente do baque.

Todo ser humano tem pelo menos sete corpos sutis. Imagine que antes de se manifestar em forma de patologia ou outro problema grave no corpo físico, o desequilíbrio passa por no mínimo três corpos energéticos e leva tempo até que culmine no físico. Quem nunca passou ou conhece quem tenha ido ao médico, feito uma bateria de exames por sentir algum mal-estar e nada acusar nos resultados?

O problema com relação as terapias holísticas é que as pessoas não procuram se equilibrar quando estão sentindo que o estresse e as preocupações estão tomando conta de si, não há “tempo” a perder com uma massagem, uma seção de reiki ou de acupuntura e esperam chegar ao ponto de terem de ficar internadas ou em casa de repouso.

Outro ponto é que essas técnicas ainda são ignoradas pela maioria dos profissionais da medicina tradicional por ceticismo, preconceito ou ainda o medo de que o cliente substitua o tratamento convencional pelos naturais. Felizmente aos poucos com o advento da acupuntura, alguns profissionais compreendem a necessidade de trabalhar em conjunto tanto com terapeutas holísticos quanto com psicólogos, mas esse caminho de cooperação pelo bem-estar comum ainda é longo.

Liz Oliveira é Terapeuta Holística, Bruxa e Oraculista na Equipe Consciência & Harmonia.
Contato: conscienciaeharmonia@gmail.com

2 comentários:

  1. Vi num artigo sobre terapia florestal, alguem conhece? Achei esse site aqui terapiadasflorestas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que existia esse nome, mas é algo que eu sempre fiz. Como nasci no meio do mato, sei que ficar no meio de uma floresta sem fazer nada é uma das melhores maneiras de se esvaziar e entrar em contato com essa força maravilhosa que é a Mãe Natureza :)

    ResponderExcluir