24 de mai. de 2013

Medicina Alternativa: Reiki

Por: Colorado Teus

Auto-controle

Satisfação,

convidei hoje um amigo, Desmond de Fayris, que é praticante do Reiki para falar sobre este método de cura que tem sido tão citado ultimamente em vários artigos e trabalhos científicos que postarei um link ao final deste texto. Então segue o texto:


"Bom dia a todos.
Agradeço ao amigo Colorado Teus a oportunidade de falar um pouco sobre o Reiki, método de cura e de Terapia Complementar que pratico há aproximadamente um ano como parte de meu próprio caminho magístico – e em que fui recentemente sintonizado como Mestre nos sistemas Usui, Kahuna, Tibetano, Osho e Rainbow.

Breve História do Reiki :
As origens do Reiki remontam ao fundador Mikao Usui, que, acredita-se, tenha compilado seu sistema a partir de sua vivência com o budismo esotérico japonês, a qual incluiu um famoso retiro de 21 dias no Monte Kurama - uma das montanhas sagradas do Japão - após o qual o mestre Usui teria obtido a capacidade energética e espiritual para passar seus ensinamentos adiante.
É sabido, porém, que o Reiki conforme originalmente ensinado pelo mestre Usui, e ainda praticado no Japão por alguns grupos isolados, é muito diferente daquele ensinado no Ocidente, tendo pouca ênfase no uso da cura pelas mãos e sendo altamente intuitivo.
Essa diferença dá-se pelo fato de esse método ter sido modificado por duas gerações de mestres, os quais foram responsáveis pela chegada do Reiki no Ocidente, e por sua transformação em um sistema mais simples e voltado à cura : São eles o mestre Chujiro Hayashi, médico da marinha responsável por focar o ensino do Reiki enquanto sistema de cura, e não místico, e a mestra Hawayo Takata, aluna do mestre Hayashi e responsável por, enfim, transmitir o Reiki ao Ocidente de fato.
Assim, conquanto tenha iniciado como uma prática altamente intuitiva, mística e baseada no budismo, o Reiki é hoje um tanto quanto livre, sem grandes vínculos dogmáticos exceto aqueles essenciais à prática. Desse modo, é possível encontrarmos grande diversidade de crenças entre os praticantes de Reiki – desde as diversas formas de cristianismo esotérico ao próprio ateísmo, conquanto o praticante seja capaz de manter-se relaxado e aberto à canalização de energia Reiki (ou seja, não combata o fluxo por meio de suas crenças) – classificando o sistema como um método de cura independente de qualquer tipo de religião, diverso e bastante tolerante em essência.


Métodos de Reiki e a Metafísica do Reiki :
Conquanto o Reiki trazido ao Ocidente pela mestra Takata tenha sido já uma forma modificada do método original do mestre Usui, existem ainda diversas modalidades de Reiki que se desenvolveram a partir do sistema ensinado pela mestra Takata.
O sistema original, vindo de Takata, conhecido como Usui Reiki Shiki Ryōhō, ou Reiki Usui, ainda é ensinado por mestres que tiveram sua sintonização feita pela organização Reiki Aliance, e é a base para todas as variações subsequentes, que incluem o Rainbown Reiki, Kahuna Reiki, Osho Reiki, Reiki Tibetano e Reiki Egípicio.
No sistema original, a explicação metafísica para o funcionamento do Reiki é bastante simples, e dela partem os demais sistemas, adicionando conceitos como chackras, mandalas e similares : Considera-se que tudo no Universo é, em essência, energia, e que essa energia se divide em diversas formas e densidades, formando os seres. O Reiki é considerado essa energia “primordial”, ”cósmica” ou “universal”, sendo capaz de dissolver bloqueios energéticos e potencializar o fluxo de energia no corpo daqueles que recebem a mesma, tendendo a carrega-los sem, contudo, gerar bloqueios, sendo o excesso de energia que por ventura for passado escoado naturalmente pelo corpo.
Sendo qualquer tipo de doença derivada de um desequilíbrio energético, o Reiki permite a cura ao eliminar a causa das doenças, ou da presença dos microrganismos causadores da doença no corpo, que seria o desequilíbrio energético.
A cura pelas mãos é possível para qualquer pessoa, e independe do Reiki – contudo, sem o contato com a Fonte primordial, que pode ser recebido durante a Sintonização (ou Potencialização) no Reiki, a pessoa geralmente usa apenas a sua própria energia para tentar tratar os demais, assim desgastando a si mesma e podendo gerar efeitos adversos em quem recebe essa energia, visto que sua vibração não é a mesma da energia Reiki.


O Reiki em Uma Visão Pessoal :
Segundo minha própria experiência com o Reiki, e com meus estudos no esoterismo em geral, estou convencido de que o Reiki se baseia, na prática, na utilização de um tipo de energia neutra de alta vibração (com notáveis capacidades analgésicas, relaxantes, harmonizadoras e regenerativas, diga-se de passagem), a que a pessoa passa a ter acesso após a Sintonização devido ao fato de o procedimento para a mesma ajudar a abrir os chackras da Coroa, do Terceiro Olho e da garganta, havendo a presença da energia sutil no Mestre que realiza a sintonização, assim permitindo um “salto vibracional” naqueles que passam pelo processo, “consagrando” ou “selando” aquela energia na pessoa que deseja ser sintonizada.
O processo é simples, contudo, deve ser feito presencialmente – a pesar de ser teoricamente possível, segundo a própria teoria energética do Reiki, se fazer uma iniciação em alguém à distância, acredito ser pouco provável que essa iniciação seja realmente efetivada, pois é necessário um grau de concentração muito grande para realizar qualquer das duas funções (a sintonização ou o reiki à distância), e realizar ambas juntas necessitaria, na teoria, de um grau de concentração que torna o sucesso pouco provável.
Aos que se interessarem por uma forma de entrada para as práticas energéticas em geral (e o Reiki pode ser usado para bem mais que simples cura, bastando alguma base teórica extra), o Reiki é uma boa opção."
Agradeço o Desmond por esse simples e elucidante texto.
Como prometi, segue o link acerca de Reiki e ciência, se fussar bastante dá pra achar o artigo relacionado:
Quem quiser que eu poste algum texto sobre algum método de cura específico é só falar nos comentários, estou procurando fontes e pessoas ligadas à Acupuntura, Homeopatia e Ioga para os próximos textos sobre medicinas alternativas. Claro que irei fazer um também sobre o Tarot como método terapêutico.
Vai dar certo!

Um comentário:

  1. Falando em Reiki, encontrei isso uma vez:
    http://www.amebrasil.org.br/html/Disserta__o_de_Mestrado___Oliveira_RMJ.pdf

    ResponderExcluir