19 de fev. de 2013

O início da interpretação de um Mapa Astral

Por: Colorado Teus

Autoconhecimento

Satisfação,

Hoje termino a explicação básica de como se interpreta um Mapa Astral, se você não leu, sugiro a leitura dos textos Os Quatro elementos e Um pouco sobre Jung e os Sete Planetas.



Então, como disse no post dos Sete Planetas, o Mapa astral toma a Terra como um referencial inercial, ou seja, ela é o ponto de referência e os planetas, na hora do nascimento de alguma coisa - podem ser pessoas, ideias, objetos, etc - estão espalhados em volta da Terra como se fossem ponteiros de um grande relógio (noção geralmente denominada de O Grande Computador Celeste). Como falar qual a posição deles naquele momento? Imagina-se que alguma coisa estava olhando lá 'de cima', de modo que dê para ver todos os planetas ao mesmo tempo e faz-se, numa carta, uma circunferência que engloba a todos. Divide-se essa circunferência da maneira que achar melhor (quanto maior o número de divisões, mais preciso será a noção desta posição) e dá o nome que quiser para as divisões. Por exemplo, posso dividir em 360 partes iguais e chamar de grau cada pedaço. Os hermetistas dividiram, inicialmente, em 12 partes, de 30º cada, e as chamaram de signos, dando um nome específico para cada uma; ou seja, as constelações não têm NADA a ver com a Astrologia Hermética, somente foram utilizadas para dar nome às divisões, e há ainda quem discorde que os nomes venham daí.

Existem programas muito bons para conseguir o mapa astral de uma pessoa, são necessários data de nascimento, hora e coordenada (nos programas eles tem as coordenadas de cidades do mundo inteiro). No site www.astro.com você consegue 100 mapas gratuitamente, ou, para quem preferir, como eu, use o programa World of Wisdom.

Ok, então são 12 signos, porém, pra esse estudo, se você nasce 5 pra meia noite de um dia que muda o signo e a outra nasce meia noite e 5 do outro, não deveria haver muita diferença na interpretação, já que estamos falando de energias e, como todo fenômeno prático, se as mudanças se dão de maneira gradual. Dividimos então em mais 12 partes, que são as figuras da corte que foram explicadas no texto: Classificação tipológica e o tarot

Como disse no outro post, os signos são derivados dos quatro elementos, então vou explicar como foi feita a derivação, como foram escolhidos os símbolos dos signos e depois o que cada signo representa.

Bom, o fogo está associado com a liderança, expansão, com a alma; aquilo que for ligado ao fogo recebe o adjetivo Cardinal. A Terra está associada à inércia, ao corpo; aquilo que for ligado à terra recebe o adjetivo Fixo. O Ar está associado à razão e a Água à emoção, ambos ligados à mente, então aquilo que estiver ligado a eles receberão o adjetivo que é meio termo entre cardinal e fixo, Mutável. Então o signo que for fogo cardinal, significa que ele está ligado ao máximo de fogo; se for fogo fixo, vai pegar as características de fogo, mas com um pouco de terra misturado. Bom, então vamos brincar de misturar padrões:

1) Fogo, Terra, Ar, Água, Fogo, Terra, Ar, Água, Fogo, Terra, Ar e Água.
2) Cardinal, Fixo, Mutável, Cardinal, Fixo, Mutável, Cardinal, Fixo, Mutável, Cardinal, Fixo e Mutável.

Projeção de ondas em planos diferentes
1+2) 1) Fogo Cardinal (Áries)
         2) Terra Fixa (Touro)
         3) Ar Mutável (Gêmeos)
         4) Água Cardinal (Câncer)
         5) Fogo Fixo (Leão)
         6) Terra Mutável (Virgem)
         7) Ar Cardinal (Libra)
         8) Água Fixa (Escorpião)
         9) Fogo Mutável (Sagitário)
         10) Terra Cardinal (Capricórnio)
         11) Ar Fixo (Aquário)
         12) Água Mutável (Peixes)

Depois de conhecer bem as características de cada signo vocês irão entender melhor esta junção dos elementos com as três qualidades citadas. É altamente recomendado o curso de Astrologia Hermética de Marcelo Del Debbio, além de ser quase um stand up de tão engraçado, ele aborda todos esses assuntos com uma profundidade enorme de conhecimento. Vou falar dos símbolos dos signos com base nas anotações que fiz do curso dele.

Imaginem um ano completo no antigo Egito, berço do hermetismo, há uns 5000 anos.

Áries: Época do ano em que cortavam a lã dos carneiros.
Touro: Época do plantio, que utilizavam o touro como força motriz.
Gêmeos: Época da ociosidade, gêmeos se liga a várias pessoas praticando arte ou viajando pelo mundo.
Câncer: Cheia dos rios, época em que conseguiam pegar o caranguejo.
Leão: O leão, lembra o próprio Sol que aparecia vigorosamente neste mês.
Virgem: As virgens vestais que carregavam o trigo depois da colheita.
Libra: A balança que ajusta e harmonizava as colheitas, já que eles dividiam o que conseguiam.
Escorpião: O escorpião representa a morte de osíris, no caso do Egito seria a morte dos vegetais.
Sagitário: Arco e flecha dos caçadores, muito úteis após o fim das colheitas.
Capricórnio: O bode que sobrevive nas piores condições climáticas.
Aquário: A água vinda dos degelos, que enchiam os rios.
Peixes: Os peixes que subiam as cachoeiras, transcendendo qualquer expectativa.

Pessoas, nesse momento é necessário entender: os signos são apenas representações das características, a comparação entre os signos e os elementos da natureza e também as estações do ano são meramente metafóricas. Os signos são utilizados para lembrar as características que quando um planeta estiver em tal posição irá trazer consigo. Quando as pessoas falam "Eu sou de áries" significa apenas que o Sol (identidade) estava em Áries (fogo cardinal, liderança) quando a pessoa nasceu, desconsiderando-se todos os outros planetas e interferências que um pode ter no outro, por isso os horóscopos de revista e jornal são picaretagem, fazem de maneira que dê certo pra todo mundo que ler qualquer signo. O Mapa Astral é tão específico que pode falar até o que uma pessoa gosta no ato sexual, que tipo de pornô ela prefere, qual o jeito dela de beijar, entre muitas outras coisas; eu não sei muito disso, mas quem pesquisar pode achar.

Agora vou postar uma série de fotos muito boas que achei no Astrologia da Depressão para explicar os signos, mas também postei uns conjuntos de fotos no Grupo do blog no Face.

















Para ficar mais fácil para vocês, segue os planetas:

Sol - Identidade, essência ou Ego.
Lua - Subconsciente.
Ascendente - A primeira coisa que veio para desenvolver.
Mercúrio - Raciocínio.
Vênus - O que você gosta, o que te penetra.
Marte - Como você penetra nos outros.
Júpiter - Expansão (torna mais cardinal) de um signo.
Saturno - Restrição (torna mais fixo) de um signo.

Lembrando que os signos geram tendências a manifestar certas qualidades ou defeitos (depende de onde a energia do signo está sendo aplicada), por exemplo, Marte em Áries seria ótimo para uma pessoa que quer liderar grupos, porém, péssimo se quiser acompanhar outros líderes. É necessário sempre olhar ambos lados, pois é descobrindo nossos defeitos que podemos superá-los.

As casas trazem consigo em que tipo de atividade a pessoa desenvolverá melhor aquela energia, os números das casas são relacionados cada um com um signo, como descritos no 1+2). Algumas casas são bem especificas, como por exemplo a casa 8, que é a casa da Magia, quem tiver planetas por lá tem grandes chances de ter mexido com essas enganações em outras vidas, caso acredite em reencarnação. Gente, reencarnação não é nada de mais, como me disse uma amiga católica: "Minha religião diz que não é pra eu acreditar mas eu não acredito que conseguimos realizar tudo que fomos incumbidos em uma só vida não." e eu adiciono que infelizmente muitos dos conhecimentos que Cristo transmitiu em sua época podem ter sido deturpados já que sabemos que muitas pessoas utilizavam a ICAR como forma de poder ou satisfação do Ego, principalmente na idade média, e que a Bíblia era reescrita à mão por pessoas.

Bom, já expliquei até mais do que deveria eu acho, deixo o resto para vocês pesquisarem, qualquer coisa perguntem aqui nos comentários pois assim respondo uma vez só para todos que tiverem a mesma dúvida. Façam o mapa de vocês e comecem fazendo uma interpretação do tipo:

Meu Sol está em Áries na casa 9. > Minha identidade está ligada a liderança e se manifesta bem em atividades ligadas a introspecção (sagitário).

Quem tiver alguns planetas na casa 8 troca uma ideia comigo que eu posso dar umas dicas legais.
Cada signo tem um planeta regente, procurem por aí que acharão qual(is) signo é regido por cada planeta.
Quando um planeta está cravado, na região de mudança de signos com menos de 5º ou mais de 25º, diz que ele é um arcano da corte especifico, cabe a vocês descobrir qual será em cada mudança, e o planeta levará a energia de ambos os signos da região.

Utilizem as entrevistas para comparar as respostas do entrevistado com seu mapa astral, é um ótimo treinamento. Segue um exemplo de mapa astral:





O nodo Norte, um símbolo que parece um fone de ouvido com as bolinhas pra baixo, é uma média entre a posição de ascendente, lua e sol, uma grande dica de para onde caminha a VV de cada um (é chamado também de Caput Draconis).

Vocês perceberão que os 3 posts que fiz sobre astrologia funcionam interligados, entendendo um vocês entenderão melhor os outros, portanto, após ler este post, leiam de novo os outros dois e depois leiam este de novo (reparem o loop infinito que se forma quando chega aqui).

É isso, termino a série de posts introdutórios a Astrologia Hermética, que é uma excelente técnica para autoconhecimento, sugiro a todos darem pelo menos uma olhadinha no próprio mapa. No próximo post falarei de duas técnicas para apreciação de músicas, pinturas e fotos, que estão intimamente ligadas ao conhecimento do próprio corpo e também ao controle mental e aumento de concentração, de modo que as energias contidas na obra de arte contagiarão cada um. Espero que o mapa astral ajude vocês todos meus amigos.

Vai dar certo!

Palestra sobre astrologia (Vídeo): http://coloradoteus.blogspot.com.br/2013/10/palestra-astrologia.html

33 comentários:

  1. Excelente blog,
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei bastante do seu blog. Muito esclarecedor.
    Tenho o sol e mais 5 planetas na casa 8: mercúrio, vênus, marte, urano e netuno. Quais dicas vc me dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planetas na casa 8 trazem grandes potenciais para o bom uso do subconsciente e canalização da intenção (o que é chamado de Magia por muitos). O melhor que posso fazer é te redirecionar para este blog:
      http://www.deldebbio.com.br/2013/04/24/por-onde-comecar/
      ler estes textos do link e, se quiser desenvolver estas capacidades, entrar para este grupo, ao qual eu também pertenço:
      http://www.deldebbio.com.br/a-a/

      Excluir
  3. Tenho Vênus na casa 8, em Libra (1º e uns quebrados. Rainha de Espadas, para os íntimos), mas já manjo o site do deldebbio, e tô fazendo os exercícios também =p

    Coisa que reparei (não analisei com muitos mapas, então não dá pra ter ctza), a quantidade de planetas acima ou abaixo do horizonte parece indicar se a pessoa é introvertida ou extrovertida, principalmente Sol e Lua (os luminares). Mas pode notar que alguém com o mapa todo para baixo da linha ascendente-descendente costuma ser muito mais introvertido do que alguém com um mapa equilibrado, ou mesmo com maioria dos planetas acima dessa linha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linha do Ascendente separa os planetas que estão acima da terra (ou seja, de dia) e abaixo da terra (a noite). Muitos livros de Astrologia, inclusive o do Marion, trazem essa ideia de introvertido e extrovertido e pelos meus testes isso realmente funciona.
      Tem muita coisa escondida por aí nas nuances de cada mapa, bora estudar e pesquisar. Abraços

      Excluir
  4. Excelente o blog. Parabéns pela organização.

    ResponderExcluir
  5. Meu Sol é entre a casa 7 e 8 em touro...
    Lua em virgem na casa 12, plutão em escorpião na casa 1/2
    resumindo, sempre um aspecto materialista do lado de algo oculto ou cármico, como entenderia isso?

    Obs: O texto está incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim entre a casa 7 e 8? Bem na passagem?

      Sobre a pergunta, não enxergue como "um ao lado do outro" e sim como uma projeção mesmo. As casas são onde a combinação 'signo/planeta' vão se manifestar aqui no mundo físico. Se estiver interessada em se aprofundar na interpretação do seu mapa, temos uma aba sobre interpretações lá no topo. Qualquer coisa manda no email que está lá.

      Obrigado pelos elogios

      Excluir
  6. Lucas bom dia!
    VocÊ pode interpretar meu mapa astrológico? Quanto cobraria por este serviço. Eu tenho ele pronto, mas apenas com interpretações de computador(padronizadas).Por favor, pode me ajudar? Ou indicar alguém que o interprete. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Bom texto, acaba sendo útil, ainda que bem superficial, o que é bom para iniciantes...

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto bem didático. Tenho interesse em aprender a interpretar, para isso estou estudando os mapas meu e de meus filhos. Todos temos planetas na casa 8, fico no aguardo de suas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do blog: objetividade e didático. Gostaria que falasse mais sobre casa 8 da magia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe a demora em responder, fiquei quase um ano afastado da organização do blog. Essa casa se liga ao processo que chamamos de coagulação das energias astrais. Cada planeta coagula um tipo de energia diferente, então existem bastantes possibilidades.

      Excluir
  10. E Plutão na casa 8? Como você interpretaria esta condição? Grato desde já e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber do signo, mas plutão é bom para previsão de coisa ruim rsrs.

      Excluir
  11. Olá, tenho Virgem a 0º5'54 na casa 8, mercúrio, vênus e júpiter em leão na casa 8, urano, netuno e nod. verd. na casa 12. Tem algum conselho para mim? (: Estou iniciando meus estudos agora. Obrigadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cara, seu negócio é com artes! Precisa descobrir um instrumento musical ou manifestação artística de qualquer tipo, mas vai ser muito legal pra você!

      Excluir
  12. Ah, meu ascendente é em capricórnio e os planetas da casa 12 tbm estão todos em capricórnio!

    ResponderExcluir
  13. Olá Lucas e parabéns pelo post! Sou capricorniano com ascendente em Sagitário. Tenho Sol, mercúrio, vénus, marte, urano e neptuno na casa 2. Tenho ainda Júpiter na casa 11 e Plutão na casa 12. Meu true nodo está na casa 12 (em sagitário).

    O que me poderia dizer sobre meu mapa? Principalmente na área de profissão futura, pois pretendo entrar para a faculdade este ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, tudo bem? Não consigo dar um palpite tão importante sem fazer uma análise completa do seu mapa, seria até uma irresponsabilidade da minha parte. Grande abraço.

      Excluir
  14. Saudações fraternais Lucas! Tenho Saturno, Urano e Netuno na casa 8, Saturno e Urano em Sagitário e Netuno em Capricórnio. Algum conselho em específico para o meu caso? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Danilo. Nesse caso o a mediunidade se liga ao ensino, você pode desenvolver uma grande capacidade de se conectar com os guias enquanto estiver ensinando. Mas, até lá, por ser saturno, vai sofrer bastante para dominar essa energia, pois envolve um pagamento de Karma muito grande.

      Excluir
    2. Lucas, obrigado de coração.

      Excluir
  15. Olá, antes de mais, agradeço o post. Poderia falar um pouco sobre cabeça do dragão em Gémeos na casa 8?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pro caso da mediunidade são apenas os 7 planetas herméticos mesmo.

      Excluir
  16. Olá Lucas, primeiro de tudo amei o post, consegui entender uma grande parte. Porém, não consigo entender ainda em qual casa tal planeta está. Você poderia me ajudar?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casa é o número que está no meio do mapa. Vai de 1 a 12, cada planeta está dentro de um intervalo.

      Excluir
  17. Olá Lucas, primeiro de tudo amei o post, consegui entender uma grande parte. Porém, não consigo entender ainda em qual casa tal planeta está. Você poderia me ajudar?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas, pode me indicar onde consigo um programa legal para carta Natal? Já tentei vários mas, são todos superficiais não contemplam a roda da fortuna e nem cabeça e calda do dragão. Estou tendo dificuldades mesmo em encontrar, se gentilmente puder me ajudar, deixo aqui meu contato: whats App (35) 99899-2936 e-mail: ninaflorliz @yahoo.com.BR
    Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina,
      o programa que faz a melhor interpretação que já conheci é o "World of Wisdom", mas ainda assim não é muito boa. As melhores interpretações são feitas por astrólogos profissionais. Aí depende da região...

      Excluir
  19. Tenho plutao e lua na 8 em libras. O que vc m diz?

    ResponderExcluir